19/05/2017 às 15:26

Perguntas frequentes sobre o ensaio newborn

4732
7min de leitura

A fotografia newborn chegou ao Brasil há relativamente pouco tempo (menos de 10 anos), mas já conquistou seu merecido espaço e hoje em dia mais do que nunca as famílias desejam registrar esse momento tão único e especial da história de suas vidas.

Apesar disso, muitas mamães ainda têm dúvidas sobre esse estilo de fotografia. Para esclarecer as perguntas que recebo frequentemente, decidi escrever esse artigo e assim explicar tudo direitinho. Se sua pergunta não apareceu nessa lista, fique à vontade para me contatar e eu responderei com o maior prazer. Vale lembrar que essas dúvidas foram enviadas por meus clientes e que essas orientações são de acordo com a minha maneira de trabalhar. Vamos então às 15 perguntas mais frequentes, devidamente respondidas:

1) Como faço para agendar a sessão se não tenho certeza sobre a data exata do nascimento do meu bebê?

A reserva de sessão é antecipada para o mês de nascimento do bebê e o dia exato será definido assim que o bebê nascer. Você deverá contatar o estúdio no dia do nascimento e definir o dia da sessão preferivelmente entre os 6 e 10 dias do bebê.

2) Com quantos dias deve ser feita a sessão?

O período ideal para fotografar o recém nascido é entre os 6 e 10 dias de vida. Isso não significa que seja impossível fazer a sessão antes ou depois desse período, mas que existem alguns fatores que poderão dificultar bastante e em alguns casos, poderão impedir a realização do ensaio. Antes dos 6 dias o bebê ainda estará na fase de adaptação fora do útero materno. A descida do leite costuma ocorrer entre o terceiro e o quinto dia. Portanto, fotografar antes dos 6 dias poderá representar muitas pausas para mamada, inquietação do bebê, além do cansaço da mamãe, que estará nos primeiros dias de recuperação após o parto. A partir dos 11 dias de vida, os bebês já são mais difíceis de posar, já não são mais tão flexíveis, pois o tonus muscular dos braços e pernas começa a se desenvolver. Além disso, o sono já não é tão profundo, podem ter cólicas frequentes e começa a aparecer a acne neonatal.

3) Meu bebê já tem mais de 15 dias e eu quero muito fazer a sessão. É possível fazer, mesmo que tenha ultrapassado o período ideal? O que posso esperar?

Sim, é possível fazer a sessão, mas a mamãe deve estar consciente de que poderá ser mais trabalhoso, mais demorado e mais difícil. Algumas poses mais elaboradas simplesmente podem não ser possíveis de realizar, já que, conforme já explicado acima, o bebê já não será tão flexível. Além disso, ao tentar marcar o ensaio depois que o bebê já nasceu, muito provavelmente já não haverá agenda disponível, já que o número de sessões newborn é muito limitado durante o mês. Por isso, as reservas devem ser feitas com antecedência.

4) Bebê prematuro pode fazer ensaio newborn?

Sim, com os devidos cuidados e após a alta médica é possível fazer o ensaio, sempre respeitando os limites do bebê.

5) Há alguma recomendação para evitar cólicas no bebê durante o ensaio?

Se estiver amamentando, 48 horas antes da sessão a mamãe deve evitar alimentos que possam causar gases no bebê, como leite, chocolate, leguminosas (feijão, lentilha, vagem, soja, etc), vegetais que contém enxofre (couve, brócolis, repolho), comidas condimentadas, carnes vermelhas e comidas cítricas. Esses alimentos podem causar desconforto na barriguinha do bebê e prejudicar a realização do ensaio. Também é recomendado restringir a ingestão de cafeína (café, chá-verde, erva mate, chá inglês e refrigerantes), que por ser estimulantes pode deixar o bebê mais agitado.

6) Meu bebê receberá uma dose de vacina. Posso levá-lo para fazer o ensaio normalmente logo após ser vacinado?

O dia da sessão não deve ser o mesmo dia ou dia posterior à vacina. Isso porque após a vacina o bebê pode sentir algum desconforto que poderá prejudicar a realização das fotos.

7) Se o bebê estiver resfriado pode fazer as fotos?

O ensaio somente será realizado se o bebê estiver em perfeitas condições de saúde. Se o bebê estiver gripado, resfriado, com tosse ou qualquer problema de saúde, o ensaio será transferido (mesmo que ultrapasse o período considerado ideal de até 10 dias de nascido).

8) O bebê precisa estar dormindo para fazer as fotos?

Não necessariamente, mas algumas poses somente são possíveis de realizar com o bebê dormindo profundamente. Bebê dormindo possibilita maior diversidade de fotografias.

9) Onde são realizadas as fotos?

As fotos são realizadas em meu estúdio, localizado em Florianópolis-SC. Trata-se de um ambiente totalmente preparado para receber os recém-nascidos. A temperatura e a umidade do ar são monitoradas e todo o ambiente e os acessórios são devidamente higienizados a cada sessão. Além disso, possui estacionamento e é de fácil acesso.

10) Quanto tempo dura a sessão?

A sessão pode durar de 1h30min a 3h (inclui o tempo de alimentação, troca de fralda e acalmar o bebê se necessário). Como é uma sessão demorada e dependemos do comportamento do bebê, não há como precisar o tempo exato de sessão, por isso é recomendável que os pais reservem tempo suficiente e não agendem outros compromissos para este dia.

11) É necessário levar roupinhas para as fotos?

Não é necessário trazer roupinhas para as fotos. As fotografias são feitas exclusivamente com os acessórios disponíveis no estúdio, que foram desenvolvidos especialmente para a fotografia newborn e são higienizados adequadamente a cada sessão.

12) Não quero que meu bebê acostume com chupeta. É obrigatório o uso da chupeta durante a sessão?

Não é obrigatório. O uso da chupeta tranquiliza o bebê e ajuda na realização do ensaio, por isso é recomendável trazê-la, mesmo que seja para usar exclusivamente durante a sessão. Usá-la por alguns segundos apenas para ajudar a acalmá-lo não irá deixá-lo acostumado nem se tornará um hábito. A sucção é um reflexo do recém-nascido e muitas vezes ele já foi alimentado, mas está inquieto porque tem reflexo de sucção muito aguçado. Nestes casos a chupeta é uma grande aliada. Porém, essa é apenas uma orientação. Há muitas controvérsias sobre seu o uso, principalmente por alguns profissionais que consideram desfavorável para a amamentação.  Obviamente sou a favor da amamentação e defendo o uso da chupeta durante o ensaio porque ela ajuda a acalmar o bebê. Consultei uma especialista em amamentação e uma odontopediatra até para embasar meu posicionamento favorável ao uso durante o ensaio. Ambas disseram que o uso da chupeta apenas durante o ensaio não gera nenhum prejuízo nem à amamentação nem à (futura) dentição. No meu exemplo pessoal não gerou nenhum prejuízo à amamentação mesmo usando por mais tempo. Respeitadas as decisões de cada família ela será usada somente se houver autorização.

13) Posso levar toda a família para assistir o ensaio?

Somente duas pessoas podem acompanhar o ensaio para que se mantenha um ambiente tranquilo. O acúmulo de pessoas pode comprometer o bom andamento da sessão. Ambiente agitado deixa o bebê agitado. Irmãozinhos são bem vindos mas devem ser levados preferencialmente no início (se muito agitados ideal nao permanecer no estúdio durante todo o ensaio) ou final da sessão para serem fotografados com o recém-nascido.

14) Podemos levar o cachorrinho para fotografar com o bebê?

Caso seja de pequeno porte e tenha bom comportamento, permito que você leve seu pet para uma foto familiar, desde que seguindo algumas regrinhas que irei informar antes do seu ensaio.   

15) Vi uma foto na internet que gostei muito. Você pode fazer uma foto igualzinha com meu bebê?

Se a foto foi vista no meu portfólio podemos sim tentar fazer a foto usando os mesmos props e acessórios, mas tudo depende do comportamento do bebê e da aceitação dele em determinada pose.

Ao contratar o ensaio newborn, você receberá todas as informações e recomendações para que tudo flua bem durante o ensaio. Seguindo algumas dicas super simples, você irá ajudar a garantir o sucesso da sessão, o que será um grande benefício para todos, fazendo com que tudo seja mais rápido e eficiente.

É importante ressaltar que cada bebê é único e tem sua própria personalidade. É impossível prever como o bebê irá se comportar no que diz respeito ao posicionamento. Por esta razão, a sessão depende muito dele e iremos agir sempre respeitando seus limites e vontades.

Por fim, minha dica é que na hora de decidir sobre o fotógrafo que irá registrar os primeiros dias de vida do seu bebê, escolha um profissional responsável e devidamente treinado para cuidar do seu bem mais precioso com todo carinho e segurança. Além de saber fotografar, essa técnica envolve uma série de conhecimentos. Um bom profissional conhece a anatomia do bebê para posicioná-lo com segurança, sempre respeitando suas limitações, além de conhecer as fases do sono, os reflexos, os cuidados com a higienização, o ambiente ideal e tudo o que envolve o universo dos recém-nascidos. Tenha em vista que a prioridade máxima na fotografia newborn é a segurança do bebê.

Para saber mais, entre em contato!

Bjs

Claudia Milani

19 Mai 2017

Perguntas frequentes sobre o ensaio newborn

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Dúvidas ensaio newborn

Olá, em que posso ajudar? Sinta-se a vontade para me chamar no WhatsApp!
Logo do Whatsapp