Imagem capa - Perguntas frequentes sobre o ensaio newborn por Claudia Milani Fotografia
Recém-nascidos e bebês

Perguntas frequentes sobre o ensaio newborn

A fotografia newborn chegou ao Brasil há relativamente pouco tempo (menos de 10 anos), mas já conquistou seu merecido espaço e hoje em dia mais do que nunca as famílias desejam registrar esse momento tão único e especial da história de suas vidas.

Apesar disso, muitas mamães ainda têm dúvidas sobre esse estilo de fotografia. Para esclarescer as perguntas que recebo frequentemente, decidi escrever esse artigo e assim explicar tudo direitinho. Se sua pergunta não apareceu nessa lista, fique à vontade para me contatar e eu responderei com o maior prazer. Vale lembrar que essas dúvidas foram enviadas por meus clientes e que essas orientações são de acordo com a minha maneira de trabalhar. Vamos então às 15 perguntas mais frequentes, devidamente respondidas:


1) Como faço para agendar a sessão se não tenho certeza sobre a data exata do nascimento do meu bebê?

A reserva de sessão é antecipada para o mês de nascimento do bebê e o dia exato será definido assim que o bebê nascer. Você deverá contatar o estúdio no dia do nascimento e definir o dia da sessão preferivelmente entre os 6 e 10 dias do bebê.


2) Com quantos dias deve ser feita a sessão?

O período ideal para fotografar o recém nascido é entre os 6 e 10 dias de vida. Isso não significa que seja impossível fazer a sessão antes ou depois desse período, mas que existem alguns fatores que poderão dificultar bastante e em alguns casos, poderão impedir a realização do ensaio. Antes dos 6 dias o bebê ainda estará na fase de adaptação fora do útero materno. A descida do leite costuma ocorrer entre o terceiro e o quinto dia. Portanto, fotografar antes dos 6 dias poderá representar muitas pausas para mamada, inquietação do bebê, além do cansaço da mamãe, que estará nos primeiros dias de recuperação após o parto. A partir dos 11 dias de vida, os bebês já são mais difíceis de posar, já não são mais tão flexíveis, pois o tonus muscular dos braços e pernas começa a se desenvolver. Além disso, o sono já não é tão profundo, podem ter cólicas frequentes e começa a aparecer a acne neonatal.


3) Meu bebê já tem mais de 15 dias e eu quero muito fazer a sessão. É possível fazer, mesmo que tenha ultrapassado o período ideal? O que posso esperar?

Sim, é possível fazer a sessão, mas a mamãe deve estar consciente de que poderá ser mais trabalhoso, mais demorado e mais difícil. Algumas poses mais elaboradas simplesmente podem não ser possíveis de realizar, já que, conforme já explicado acima, o bebê já não será tão flexível. Além disso, ao tentar marcar o ensaio depois que o bebê já nasceu, muito provavelmente já não haverá agenda disponível, já que o número de sessões newborn é muito limitado durante o mês. Por isso, as reservas devem ser feitas com antecedência.


4) Bebê prematuro pode fazer ensaio newborn?

Sim, com os devidos cuidados e após a alta médica é possível fazer o ensaio, sempre respeitando os limites do bebê.


5) Há alguma recomendação para evitar cólicas no bebê durante o ensaio?

Se estiver amamentando, 48 horas antes da sessão a mamãe deve evitar alimentos que possam causar gases no bebê, como leite, chocolate, leguminosas (feijão, lentilha, vagem, soja, etc), vegetais que contém enxofre (couve, brócolis, repolho), comidas condimentadas, carnes vermelhas e comidas cítricas. Esses alimentos podem causar desconforto na barriguinha do bebê e prejudicar a realização do ensaio. Também é recomendado restringir a ingestão de cafeína (café, chá-verde, erva mate, chá inglês e refrigerantes), que por ser estimulantes pode deixar o bebê mais agitado.


6) Meu bebê receberá uma dose de vacina. Posso levá-lo para fazer o ensaio normalmente logo após ser vacinado?

O dia da sessão não deve ser o mesmo dia ou dia posterior à vacina. Isso porque após a vacina o bebê pode sentir algum desconforto que poderá prejudicar a realização das fotos.


7) Se o bebê estiver resfriado pode fazer as fotos?

O ensaio somente será realizado se o bebê estiver em perfeitas condições de saúde. Se o bebê estiver gripado, resfriado, com tosse ou qualquer problema de saúde, o ensaio será transferido (mesmo que ultrapasse o período considerado ideal de até 10 dias de nascido).


8) O bebê precisa estar dormindo para fazer as fotos?

Não necessariamente, mas algumas poses somente são possíveis de realizar com o bebê dormindo profundamente. Bebê dormindo possibilita maior diversidade de fotografias.


9) Onde são realizadas as fotos?

As fotos são realizadas em meu estúdio, localizado no bairro Itacorubi, em Florianópolis-SC. Trata-se de um ambiente totalmente preparado para receber os recém-nascidos. A temperatura e a umidade do ar são monitoradas e todo o ambiente e os acessórios são devidamente higienizados a cada sessão. Além disso, possui estacionamento próximo (ao lado) e é de fácil acesso.


10) Quanto tempo dura a sessão?

A sessão pode durar de 1h30min a 3h (inclui o tempo de alimentação, troca de fralda e acalmar o bebê se necessário). Como é uma sessão demorada e dependemos do comportamento do bebê, não há como precisar o tempo exato de sessão, por isso é recomendável que os pais reservem tempo suficiente e não agendem outros compromissos para este dia.


11) É necessário levar roupinhas para as fotos?

Não é necessário trazer roupinhas para as fotos. Nossas fotografias são feitas exclusivamente com os acessórios disponíveis no estúdio, que foram desenvolvidos especialmente para a fotografia newborn e são higienizados adequadamente a cada sessão.


12) Não quero que meu bebê acostume com chupeta.É obrigatório o uso da chupeta durante a sessão?

Não é obrigatório. O uso da chupeta tranquiliza o bebê e ajuda na realização do ensaio, por isso é recomendável trazê-la, mesmo que seja para usar exclusivamente durante a sessão. Usá-la por alguns minutos apenas para ajudar a acalmá-lo não irá deixá-lo acostumado. Porém, essa é apenas uma orientação. Se os pais não permitirem o uso da chupeta, sua decisão será respeitada.


13) Posso levar toda a família para assistir o ensaio?

Somente duas pessoas podem acompanhar o ensaio para que se mantenha um ambiente tranquilo. O acúmulo de pessoas pode comprometer o bom andamento da sessão. Ambiente agitado deixa o bebê agitado. Irmãozinhos são bem vindos mas devem ser levados preferencialmente no final da sessão.


14) Podemos levar o cachorrinho para fotografar com o bebê?

Não é permitida a entrada de animais de estimação no ambiente do ensaio.


15) Vi uma foto na internet que gostei muito. Você pode fazer uma foto igualzinha com meu bebê?

Se a foto foi vista no meu portfólio podemos sim tentar fazer a foto usando os mesmos props e acessórios, mas tudo depende do comportamento do bebê e da aceitação dele em determinada pose.


Ao contratar o ensaio newborn, você receberá todas as informações e recomendações para que tudo flua bem durante o ensaio. Seguindo algumas dicas super simples, você irá ajudar a garantir o sucesso da sessão, o que será um grande benefício para todos, fazendo com que tudo seja mais rápido e eficiente.


É importante ressaltar que cada bebê é único e tem sua própria personalidade. É impossível prever como o bebê irá se comportar no que diz respeito ao posicionamento. Por esta razão, a sessão depende muito dele e iremos agir sempre respeitando seus limites e vontades.


Por fim, minha dica é que na hora de decidir sobre o fotógrafo que irá registrar os primeiros dias de vida do seu bebê, escolha um profissional responsável e devidamente treinado para cuidar do seu bem mais precioso com todo carinho e segurança. Além de saber fotografar, essa técnica envolve uma série de conhecimentos. Um bom profissional conhece a anatomia do bebê para posicioná-lo com segurança, sempre respeitando suas limitações, além de conhecer as fases do sono, os reflexos, os cuidados com a higienização, o ambiente ideal e tudo o que envolve o universo dos recém-nascidos. Tenha em vista que a prioridade máxima na fotografia newborn é a segurança do bebê.


Para saber mais, entre em contato!

Bjs

Claudia Milani