Imagem capa - Por que a sessão newborn é mais cara que as demais? por Claudia Milani Fotografia
Para mamãesPara fotógrafos

Por que a sessão newborn é mais cara que as demais?

Oi! Tudo bem? Hoje vou falar um pouquinho sobre um questionamento bem comum sobre a sessão newborn. Por que, afinal, a sessão newborn é mais cara que os outros tipos de sessões fotográficas?

O assunto não é novo, pois muitas outras fotógrafas já escreveram sobre isso, mas mesmo assim faço questão de ter esse post aqui no Blog. 

A sessão newborn é mais cara por diversos motivos, e estejam certos de que obter mais lucro para o fotógrafo não está entre estes motivos. Nós investimos mais tempo, mais dinheiro e temos que estar capacitados muito além da fotografia para fazer ensaio newborn de maneira responsável e segura.

É importante lembrar que o fotógrafo de recém-nascidos deverá ter um perfil específico que inclui características como paciência, amor pelo que faz e segurança para lidar com o bebê . Ou seja, não basta ser fotógrafo, além de dominar a técnica, o fotógrafo de newborn deve ter o dom. Eu já ouvi uma vez que você não escolhe a fotografia newborn, é a fotografia newborn que escolhe você. Acredite, são muitas as dificuldades, e só persevera quem ama muito o que faz.


Vamos então aos 8 motivos por que a sessão newborn é mais cara que as demais?


1) Nosso investimento em capacitação específica na área da fotografia newborn. Por mais mais que o profissional domine seu equipamento, domine as técnicas fotográficas e tenha o dom natural para lidar com bebês, isso não basta. Ele terá que especializar-se na área de recém nascidos, para estar capacitado a trabalhar com este tipo de fotografia. Além das técnicas específicas da fotografia newborn, o fotógrafo responsável também estuda fisiologia e segurança do bebê. Quando falo em capacitação, não me refiro a apenas um curso, são diversos cursos, workshops, atualizações e reciclagens constantes. Todas as nossas capacitações possuem um custo elevado, pois devem ser feitas com profissionais altamente qualificados.


2) Nosso investimento em roupinhas, acessórios, fundos, props, mantas, headbands, etc. Os acessórios que utilizamos são adquiridos de fornecedores de confiança, que trabalham com materiais anti-alérgicos, tecidos suaves que não machucam o bebê. Muitas peças são feitas artesanalmente. Além disso, os props são desenhados para garantir a segurança dos bebês durante a sessão. Tudo isso custa muito caro e investimos bastante para garantir variedade de produções que oferecemos.


3) Número de sessões limitado – Esse um dos principias fatores de diferenciação nesse estilo de fotografia. Como não sabemos quando exatamente os bebês irão nascer, temos de manter uma flexibilidade na nossa agenda. Além disso, as sessões são muito longas e requerem muito trabalho, por isso ficamos limitados a marcar no máximo uma sessão por dia e de preferência não todos os dias para possibilitar a flexibilidade na agenda. Pela dedicação mais exclusiva a cada cliente, ficamos impedidos de marcar qualquer outra sessão no mesmo dia. Isso naturalmente tem um custo.


4) Manutenção e reposição periódica de acessórios: Tudo o que o bebê toca vai para a lavagem, mesmo que o bebê aparentemente não tenha sujado. A higienização é feita à mão, com produtos específicos. Muitas vezes temos que repor os acessórios para se mantenham sempre novos e bonitos nas fotos. 


5) Tempo de pós-produção- A edição das fotografias newborn é demorada e delicada. A pele dos recém-nascidos na grande maioria dos casos possui manchas vermelhas, pele amarelada, manchas em tons de roxo, acne, casquinhas. Também trabalhamos com fusão de imagens, o que garante a total segurança do bebê. Ou seja, nas poses mais elaboradas, utilizamos apoio da assistente e depois unimos as imagens. Todas as correções demandam tempo e conhecimento especializado.


6) Ambiente ideal- O ambiente onde o bebê será fotografado é muito importante para seu conforto e segurança. Tudo é higienizado antes e depois de cada ensaio, temperatura e umidade monitoradas, som ideal para acalmar o bebê, iluminação suave. Cada um desses itens possui um custo para o fotógrafo. 


7) Custos extras -   Fraldas, lencinhos úmidos, algodão, cotonete, álcool gel. Aqui também entram os custos de coffee break oferecido aos clientes.


8) Assistente treinada para lidar com recém-nascidos. A assistente é importantíssima no nosso trabalho. A assistente capacitada para este trabalho também investe na sua qualificação e obviamente seu trabalho deve ser valorizado, pois além de facilitar muito a evolução do ensaio, ela ajuda a garantir a segurança do bebê.


No caso de gêmeos, a sessão leva muito mais tempo (assim como a pós-produção). Além disso necessitamos de 2 assistentes, razão pela qual a sessão terá um custo maior.


Preferi nem mencionar aqui sobre o nosso investimento em equipamento de qualidade (câmera, computador, cartões de memória, lentes, acessórios, iluminação...), impostos, marketing, já que esses custos se aplicam a todos os tipos de sessão.  


Em resumo, pessoal, fotografia de maneira geral e especialmente a newborn requer tempo, capacitação e muito investimento. Quem compra uma câmera não amanhece fotógrafo. Por todas essas razões, valorize e respeite seu fotógrafo e acima de tudo escolha profissionais qualificados para atender o seu bem mais precioso com segurança. 


Um beijo e até o próximo post (vou falar sobre limitação do sono).


Claudia


Foto: Claudia Milani 

Cadastre seu email para receber novidades! :)