30/07/2018 às 17:53

Como cuidar das roupinhas do bebê?

498
2min de leitura

Afinal, é mesmo necessário lavar a roupa do recém-nascido antes do primeiro uso? Ao pesquisar sobre isso descobri que de fato lavar as roupinhas é essencial para manter a saúde dos bebês.

Segundo a pediatra e neonatologista Renata Mascaretti, do Hospital Israelita Albert Einstein (SP) é muito importante lavar todas as roupas antes do primeiro uso porque a pele do recém-nascido é bem sensível. Qualquer tipo de resíduo ou sujeira deve ser eliminado, já que a imunidade no primeiro mês após o nascimento é diferente das outras fases da vida e devemos nos precaver de qualquer tipo de contaminação”.

Qual o produto mais indicado para lavar as roupinhas dos bebês?

O sabão de coco é o mais indicado para higienizar as roupas das crianças até os 2 anos de idade. Além disso, nesta faixa etária, é desaconselhável misturar as roupas de crianças e adultos na hora da lavagem, bem como fazer uso de qualquer produto mais forte para a remoção de manchas. “Evite aplicar amaciante, alvejante, sabão em pó e, até mesmo, lavar as roupas dos pais junto com a dos filhos, pois os produtos utilizados na lavagem das peças dos adultos são diferentes e podem causar alergias”, diz a dermatologista Carla Bortoloto, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínico Cirúrgica (SBDCC).

Outros cuidados 

Os médicos também são unânimes ao afirmar que passar a roupa ajuda a prevenir possíveis irritações e alergias na pele. Isso porque as altas temperaturas ajudam a eliminar germes e bactérias.

No mais, ao ir às compras, vale ficar de olho no tecido e nos acessórios das roupas dos bebês, dando preferência para as peças feitas de algodão e com enfeites que não ofereçam perigo para as crianças.

“A escolha e os cuidados inadequados com as roupas podem fazer com que o bebê desenvolva, principalmente, dermatites e alergias, que são caracterizadas por irritação na pele, bolinhas avermelhadas e até mesmo bolhas, nos casos mais intensos”, explica Renata. Portanto, ao observar qualquer alteração, os pais devem procurar o médico para tirar as dúvidas e decidir a melhor conduta.

Baseada em todas essas informações, todas as roupinhas e acessórios do estúdio são lavados com sabão de coco e seguindo todas as orientações dos médicos, lavadas separadamente e passadas!

Espero que as dicas também tenham sido úteis para vocês!

Veja também:Como evitar que o recém nascido se contamine por viroses trazidas pelas visitas

30 Jul 2018

Como cuidar das roupinhas do bebê?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Olá, em que posso ajudar? Sinta-se a vontade para me chamar no WhatsApp!
Logo do Whatsapp