09/05/2017 às 19:23

O olhar do bebê - o que ele significa em cada momento

2981
2min de leitura

Seu bebê pode comunicar muitas coisas por meio de seu olhar, inclusive como está se sentindo. A seguir, veja como seu bebê demonstra que está cansado, que quer brincar e que te ama, apenas pelo olhar:

“Estou cansado”: Quando seu bebê está cansado ou foi estimulado demais, ele geralmente evita olhar nos olhos dos pais. E quando seus pais olham nos seus olhos, o bebê cansado ou muito estimulado geralmente desvia o olhar. Quando o pequeno está assim, o melhor a fazer é acalmá-lo e colocá-lo para dormir.

“Quero brincar”: Já quando seu bebê quer brincar, seu olhar muda completamente. Para demonstrar que quer brincar seu bebê terá um olhar brilhante focado no pai ou mãe ou no brinquedo com o qual ele quer brincar.

“Eu te amo”: Quando seu bebê olha para você enquanto mama no peito ou consome a fórmula ele está querendo te dizer que te ama! O bebê faz essa troca de olhar com a mãe para fortalecer ainda mais o vínculo com ela.

Portanto, é muito importante não cobrir o bebê enquanto ele está mamando, não apenas porque não é confortável para ninguém comer com algo no seu rosto, mas também porque cobrir o pequeno atrapalha uma formação de vínculo essencial. “Por isso que eu não oriento cobrir o rosto do bebê quando se está amamentando, esta atitude impede a troca de olhares entre mãe e bebê e consequentemente prejudica a formação do vínculo”, explica o pediatra Moisés Chencinski, membro do Departamento de Pediatria Ambulatorial e Cuidados Primários da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

Fonte: Vanderbilt University

Foto: Claudia Milani

09 Mai 2017

O olhar do bebê - o que ele significa em cada momento

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Como o bebê se comunica O olhar do bebê

Olá, em que posso ajudar? Sinta-se a vontade para me chamar no WhatsApp!
Logo do Whatsapp