Imagem capa - Quer entender por que seu bebê não dorme a noite toda? por Claudia Milani

Quer entender por que seu bebê não dorme a noite toda?

Quer entender por que seu bebê não dorme a noite toda?

Os bebês, especialmente recém-nascidos têm a interessante capacidade de dormir e acordar em horários impróprios. Isso se deve, em parte, porque eles ainda não desenvolveram completamente o seu ritmo circadiano.

Ao nascer, os padrões de sono do bebê não seguem o ciclo natural de dia e de noite. Pode levar alguns meses antes de os bebês se tornem totalmente adaptados para o dia de 24 horas. Até que isso aconteça, os bebês podem ficar acordados por longos períodos durante a noite.

Há uma razão mais importante para esse sono aparentemente incomum do bebê. O sono do bebê é simplesmente diferente do nosso! Em comparação com os adultos, os bebês passam muito menos tempo em sono profundo.


O padrão de sono do bebê é mais simples. Para ele existem apenas dois estados de sono: ativo (REM) e tranquilo (NREM). Os seus ciclos de sono são mais curtos, em torno de 50 a 60 minutos.
As siglas REM vem do inglês Rapid Eye Movement-REM e Not Rapid Eye Movement-N-REM.


Por isso, o fato do bebê não dormir a noite inteira em sono profundo é normal. Mantenha a calma e tenha em mente que esse sono leve do bebê é super importante para o seu desenvolvimento cerebral.


Conforme os bebês crescem, o sono tranquilo se diferencia em outros estágios de sono N-REM, e esses ciclos também se tornam mais longos. Isso ocorre gradualmente.


E então? Quais as implicações práticas disso tudo?


Comparado com um adulto, os bebês tem um sono muito mais leve! O sono REM, que é de fácil despertar, são em maior proporção


Nos primeiros 25 minutos de sono do bebê eles são facilmente despertados, e por isso pode ser tão difícil mudar a posição ou local em que o bebê está dormindo sem acordá-lo.

Os bebês podem despertar a cada 50 minutos mais ou menos. Se você tiver sorte, esses despertares são apenas leves e seu bebê volta logo a dormir. Mas pode acontecer do bebê despertar completamente e você ter que começar novamente todo o processo de colocá-lo para dormir.


Vejam abaixo uma tabela que utilizamos para identificar o sono do bebê:

O que caracteriza o sono leve e o sono profundo?

Sono REM

Sono R-NEM
  • Sono leve
  • A respiração é irregular
  • O corpo pode se agitar e estremecer durante o sono
  • As pálpebras ficam agitadas
  • O bebê pode fazer expressões faciais
    como sorrir ou franzir as sobrancelhas

  • Sono profundo
  • Respiração regular e tranquila
  • O corpo pode estremecer ligeiramente
  • Não se verifica movimento ocular


Se estas informações foram úteis para você, fique a vontade para salvar e compartilhar este post!


Foto: Claudia Milani

Veja também:  O segredo para acalmar o choro do bebê