04/03/2021 às 18:35

Benefícios dos Óleos Essenciais para os Bebês e Crianças

2797
3min de leitura

Eu utilizo os óleos essenciais no meu dia-a-dia e gosto muito do bem-estar que eles me proporcionam.

Comecei a utilizar em casa alguns óleos, como o lavanda, tangerina, limão, laranja, menta e também encontrei alguns mix de óleos essenciais como o Brave e o Breathe, que meus filhos também usam e adoram.

Descobri que alguns óleos também podem ser utilizados nos bebês, inclusive recém-nascidos, com segurança, desde que diluídos (veja tabela abaixo para saber como diluir).

O de lavanda inclusive eu utilizo nos meus ensaios newborn, pois o aroma ajuda a acalmar o bebê.

Claro que aqui estou falando dos óleos essenciais 100% naturais e de boa qualidade, por favor não confundam com essências ou produtos artificiais.

Os óleos essenciais mais indicados para bebês recém-nascidos são: lavanda e tangerina.

O óleo essencial de lavanda auxilia em um sono mais tranquilo, pois regula o sistema nervoso e relaxa. Possui qualidade analgésica e antisséptica.

Já o óleo essencial de tangerina ajuda a estimular o apetite de bebês e crianças e também alivia as cólicas quando usado para massagear a barriguinha.

Do sétimo ao nono mês de vida do bebê podem ser utilizados também o óleo essencial de palmarosa. Ele também auxilia a melhorar o apetite e a acalmar as emoções, agindo contra o medo.

A partir de 2 anos de idade podem iniciar o uso de dois óleos Essenciais muito utilizados na aromaterapia: Tea Tree (Melaleuca) e Eucalipto.

O óleo essencial de tea tree age contra bactérias, fungos e vírus, sendo muito utilizado para auxiliar no combate de micoses, caspa e infecções causadas por fungos. Também auxilia na melhora de resfriados, bronquite, sinusite e infecções de garganta.

O óleo essencial de eucalipto é indicado para o trato respiratório, pois é antisséptico e expectorante. Ajuda a secar o catarro e a combater a sinusite. Também é capaz de baixar febre por seu constituinte Cineol (70 a 85%, seu principal componente químico) ao ser usado em compressas frias.

Como utilizar óleos essenciais para bebês e crianças?

Seja para adultos ou crianças, os óleos essenciais não devem ser aplicados diretamente sobre a pele, pois são altamente concentrados. Óleos essenciais precisam ser diluídos em veículos carreadores como óleos vegetais (uso diluído no óleo de coco).

A pele das crianças é mais sensível e a absorção dos óleos essenciais tem um efeito mais rápido e forte do que em um adulto. Por isso, o uso exagerado pode causar problemas.

Quanto mais novo o bebê, maior deve ser a diluição do óleo essencial em um óleo carreador (óleo vegetal). Para recém-nascidos até os 6 meses deve-se colocar no máximo 1 gota em 30ml de óleo carreador. Dos 6 aos 12 meses 1 a 2 gotas e, a partir do primeiro ano de idade da criança, 1 a 5 gotas diluídas em 30 ml.

Diluir em 30ml de óleo carreadorIdadeÓleo EssencialRecém-nascido até 6 meses0 a 1 gota6 a 12 meses1 a 2 gotas1 a 4 anos1 a 5 gotas5 a 7 anos3 a 6 gotas8 a 12 anos5 a 10 gotas

Com a diluição adequada, os óleos essenciais podem ser utilizados para massagear os pés do bebê. Pode também ser utilizado em difusor elétrico para exalar o aroma.

Bem, essas são algumas dicas de hoje, baseada em algumas pesquisas que fiz sobre o tema. Também recebi informações de minha consultora (posso passar o contato se alguém se interessar), pois ela entende exatamente as propriedades de cada um, as maneiras corretas de utilizar e qual dos óleos podem ajudar de acordo com a necessidade.

Por isso, antes de utilizar os óleos, é recomendável que você consulte uma consultora ou aromaterapeuta.

04 Mar 2021

Benefícios dos Óleos Essenciais para os Bebês e Crianças

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Olá, em que posso ajudar? Sinta-se a vontade para me chamar no WhatsApp!
Logo do Whatsapp