04/06/2018 às 20:53

Quantas horas seu filho precisa dormir por dia?

579
3min de leitura

A mesma preocupação que os pais têm com a alimentação, com a higiene e com a segurança dos filhos também deve ser aplicada quando o assunto é o sono das crianças. Isso porque, assim como os outros itens, ele também tem importância vital para o ser humano e, principalmente, para aqueles que ainda estão em fase de crescimento. É o que diz a National Sleep Foundation (Fundação Nacional do Sono), organização americana especializada no tema. O órgão, respeitado no mundo inteiro, divulgou uma tabela atualizada com a quantidade ideal de sono que cada um de nós precisa, de acordo com a idade.

Para reformular o quadro, a instituição fez uma ampla pesquisa durante dois anos com pessoas de diferentes idades, hábitos e origens. Os estudos foram liderados por um grupo de dezoito cientistas, especialistas no assunto, e os resultados também valem para o Brasil, de acordo com Magda Lahorgue Nunes, do Departamento de Neurologia da Sociedade Brasileira de Pediatria. "Seguimos as recomendações internacionais. Há um levantamento específico do sono nas crianças brasileiras, mas ainda está em andamento", diz a médica.

A principal novidade da tabela americana foi a inclusão de margens que não são ideais, mas aceitáveis. Por exemplo: o ideal é que um bebê de 4 a 11 meses durma de 12 a 15 horas por dia, mas tudo bem se o sono for um pouco menos - de 10 a 11 horas - ou mais - de 16 a 18 horas. "Existem indivíduos com mais ou menos necessidade de sono. De qualquer maneira, as crianças devem dormir mais", explica Nunes. Além de ser essencial para o descanso e fixação do aprendizado, é também durante a noite que o corpo libera os hormônios do crescimento em maior quantidade. "Por isso, a hora de ir para a cama também faz toda a diferença", afirma a neurologista.

As horas recomendadas de sono também foram indicadas pela Academia Americana de Medicina do Sono. A Instituição divulgou um documento em junho de 2016, depois de promover um painel de consenso entre pediatras. Os médicos analisaram 864 artigos científicos e chegaram a conclusão que o hábito de dormir as horas recomendadas está associado com melhora na atenção, comportamento, memória, aprendizagem e controle emocional.

A soneca conta?Quanto menor o bebê, mais tempo ele passa dormindo. Como os recém-nascidos ainda não adquiriram o ritmo de dia e de noite e precisam ser amamentados com mais frequência, o sono vem com intervalos. Conforme crescem, os horários se ajustam. Até cerca de 4 ou 5 anos, as crianças costumam tirar sonecas de uma ou duas horas. Isso se soma ao tempo de descanso da noite.

Um estudo recente, realizado por pesquisadores australianos, sugeriu que as sonecas durante o dia, a partir dos 2 anos de idade estariam relacionadas a uma dificuldade maior de dormir à noite. Magda Lahorgue Nunes discorda. "A soneca em crianças acima de 2 anos só pode atrapalhar o sono noturno se tiver duração acima de uma hora e se ocorrer após as 16 ou 17 horas. Nesta idade, recomenda-se a soneca da tarde logo após o almoço", explica.

Ajude seu filho a dormirSeu filho não quer saber de dormir cedo? "Criar uma rotina agradável e se ater a ela é o primeiro passo para os pais obterem mais sucesso na hora de colocar os filhos na cama. Se, todos os dias, os pais derem o banho, escovarem os dentes, colocarem o pijama, diminuírem as luzes da casa e contarem uma história, por exemplo, a criança começa a associar todo esse ritual com a hora de dormir. É importante seguir uma rotina, seja ela qual for", indica a especialista.Tabela das horas recomendadas de sono, de acordo com a National Sleep Foundation

Texto: Vanessa Lima

Fotos: Claudia Milani

Leia também: 

Como saber se o bebê está com frio?

04 Jun 2018

Quantas horas seu filho precisa dormir por dia?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Horas de sono Rotina na hora de dormir Sono da criança Sono do bebê

Quem viu também curtiu

09 de Mai de 2017

Seu filho dorme bem?

01 de Mai de 2017

Quando nasce um filho, nasce uma mãe

19 de Mai de 2017

Perguntas frequentes sobre o ensaio newborn

Olá, em que posso ajudar? Sinta-se a vontade para me chamar no WhatsApp!
Logo do Whatsapp