09/05/2017 às 19:24

Seu filho dorme bem?

546
3min de leitura

Eu já vi mamães que acordam os bebês recém-nascidos durante o dia na esperança de que eles durmam melhor à noite. O fato é que eles tem um ciclo diferente de sono e de maneira geral eles acordam mesmo durante a noite. A boa notícia é que pouco a pouco o sono vai se adequando e as noites mal dormidas não irão durar para sempre! 

Mas afinal, de quantas horas de sono a criança precisa? Você sabia que a média de horas de sono varia conforme a idade? Até que idade a criança precisa fazer a sesta?

O artigo publicado pela Sociedade Brasileira de Pediatria esclaresce o assunto. Tenho certeza de que você vai entender melhor os ciclos de sono do seu filho e isso vai te ajudar a organizar melhor sua rotina. Espero que seja útil!    

O sono da criança

Durante a infância, a criança vivencia constantes modificações no sono que refletem o grau de maturidade e desenvolvimento do sistema nervoso central.

Do nascimento até o 6º mês de vida, o sono vem em ciclos de 3 a 4 horas no primeiro mês de vida, independente de ser noite ou dia. Entre o primeiro e o quarto mês, o bebê vai se adaptando progressivamente à luz e fazendo um sono mais longo quando é noite.

O primeiro indício de que o bebê está adequando seu ritmo biológico ao dia de 24 horas é entre a 3ª e a 4ª semana de vida. O bebê fica mais agitado e chorando, geralmente no final da tarde ou início da noite (entre as 17 e 22h). É a chamada “hora da cólica”.

Em torno do 6º mês de vida, os períodos de sono já chegam a 6 horas, geralmente com dois períodos noturnos separados pelo despertar para mamar. A consolidação do sono noturno ocorre gradualmente a partir daí.

Entre 2 e 3 anos, o sono noturno deve estar consolidado. Os períodos de sesta durante o dia tendem a diminuir e até acabar. A dificuldade de separação dos pais se reflete na ansiedade, na dificuldade de dormir e nos medos noturnos. Nesta fase é fundamental manter as rotinas para dormir. Os distúrbios do sono são comuns entre 20 e 30% das crianças nesta faixa etária.

Se seu filho está na pré-escola, procure evitar a sesta no final da tarde. Ela pode interferir no sono noturno. Nesta faixa, cerca de 15 a 30% das crianças ainda têm distúrbios de sono.

A transição para o padrão adulto de sono inicia a partir dos 5 anos e vai até os 12. O horário de acordar é fixo nos dias de escola. São frequentes, nesta faixa, os pesadelos e as parassonias (movimentos anormais que resultam na interrupção do sono).

Na adolescência, ocorre aumento fisiológico de sonolência diurna, pela privação de sono. Em dois anos, o tempo total de sono diminui cerca de três horas (de 10 para 7 horas), provocando um débito de sono. Ocorrem diferenças entre dias de semana e fins de semana, quando o jovem dorme mais. É frequente, nesta idade, o sono demorar para chegar, podendo atrasar de uma a 3 horas.

Fonte: Grupo de Estudos do Sono da Sociedade Brasileira de Pediatria

Foto: Claudia Milani  

09 Mai 2017

Seu filho dorme bem?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Horas de sono Sono da criança

Quem viu também curtiu

04 de Jun de 2018

Quantas horas seu filho precisa dormir por dia?

01 de Mai de 2017

Quando nasce um filho, nasce uma mãe

19 de Mai de 2017

Perguntas frequentes sobre o ensaio newborn

Olá, em que posso ajudar? Sinta-se a vontade para me chamar no WhatsApp!
Logo do Whatsapp